SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue175Thinking about a popular education in sciences?The use of video in professional development: perspectives of preschool educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MELO, Lina; CABALLERO, Ana; SOTO-ARDILA, Luis Manuel  and  MELO, David. A dimensão curricular como componente do conhecimento didático do conteúdo. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.210-233.  Epub Apr 29, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146526.

Descreve-se um estudo de caso centrado no currículo de uma professora de física do ensino médio durante dois anos consecutivos sobre o ensino do campo elétrico, abordado a partir de três níveis: declarativo, planejamento e ação. A caracterização do conhecimento curricular é realizada da perspectiva do conhecimento didático do conteúdo (CDC), utilizando como técnica a análise do conteúdo. Os resultados mostram uma alta tendência tradicional em cada um dos níveis considerados. Depois da intervenção, o nível de planejamento apresenta as maiores mudanças, notando-se um aumento considerável na tendência intermediária. Esses resultados mostram a importância do desenho curricular nos processos de concretização do CDC.

Keywords : CURRÍCULO; DIDÁTICA; ENSINO; FÍSICA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )