SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue175The curricular dimension as a component of the didactic knowledge of the contentImmigrant children in public school: perceptions of teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

AGUIAR, Teresa; GUEDES, Carolina  and  CADIMA, Joana. Utilização do vídeo no desenvolvimento profissional: perspetivas dos educadores de creche. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.234-254.  Epub Apr 29, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146442.

O presente estudo pretende identificar os modelos de desenvolvimento profissional mais relevantes para um grupo de educadoras de creche portuguesas, procurando conhecer as suas preferências relativamente a formatos, temas e tipos de atividade de desenvolvimento profissional e as condições em que o vídeo-feedback poderá ser mais relevante para essas profissionais. Foram realizadas entrevistas com 26 participantes, após visualização de vídeos das suas práticas em contexto real. Os resultados mostram que o recurso a vídeos é visto como uma ferramenta potencialmente relevante para a reflexão, melhoria e reforço da prática profissional, sendo, no entanto, necessário garantir o seu devido enquadramento. Os resultados evidenciam, ainda, outras preferências desse grupo de educadoras, oferecendo pistas para a conceção de programas de desenvolvimento profissional em creche.

Keywords : DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; CRECHE; EDUCADOR DE INFÂNCIA; ENTREVISTA.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )