SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número175La dimensión curricular como componente del conocimiento didáctico del contenidoNiños inmigrantes en la escuela pública: percepciones del profesorado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

AGUIAR, Teresa; GUEDES, Carolina  y  CADIMA, Joana. Utilização do vídeo no desenvolvimento profissional: perspetivas dos educadores de creche. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.234-254.  Epub 29-Abr-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146442.

O presente estudo pretende identificar os modelos de desenvolvimento profissional mais relevantes para um grupo de educadoras de creche portuguesas, procurando conhecer as suas preferências relativamente a formatos, temas e tipos de atividade de desenvolvimento profissional e as condições em que o vídeo-feedback poderá ser mais relevante para essas profissionais. Foram realizadas entrevistas com 26 participantes, após visualização de vídeos das suas práticas em contexto real. Os resultados mostram que o recurso a vídeos é visto como uma ferramenta potencialmente relevante para a reflexão, melhoria e reforço da prática profissional, sendo, no entanto, necessário garantir o seu devido enquadramento. Os resultados evidenciam, ainda, outras preferências desse grupo de educadoras, oferecendo pistas para a conceção de programas de desenvolvimento profissional em creche.

Palabras clave : DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; CRECHE; EDUCADOR DE INFÂNCIA; ENTREVISTA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )