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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SCHERER, Renata Porcher. Modos de constituição da docência brasileira: tradicionalismo, competência técnica e boas práticas. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.274-293.  Epub 29-Abr-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146535.

Tendo a docência brasileira como objeto de pesquisa, a partir de uma perspectiva histórica, o presente artigo procura responder ao seguinte questionamento: quais práticas podem ser descritas acerca da docência brasileira na literatura pedagógica da segunda metade do século XX? Realiza-se uma análise documental de três obras de importante impacto na literatura educacional e propõe-se um breve exercício analítico, que, longe de esgotar tais fontes documentais, busca mapear algumas pistas acerca das concepções de pesquisa sobre a docência na educação básica que predominaram no Brasil. Assim, são mapeadas três tendências que compuseram (e ainda compõem) as pautas da pesquisa acadêmica nesse período, quais sejam: na década de 1960, as articulações entre docência e tradicionalismo; na década de 1980, os debates em torno da competência técnica e do compromisso político; e nos anos 1990, a centralidade na prática dos professores.

Palabras clave : ENSINO; EDUCAÇÃO BÁSICA; DOCUMENTO HISTÓRICO; BRASIL.

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