SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue175Modes of constitution of brazilian teaching: traditionalism, technical competence and good practicesCapuchin mission and tentehar resistance: rereadings of the conflict of Alto Alegre author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SARTI, Flavia Medeiros. Dimensão socioprofissional da formação docente: aportes teóricos e proposições. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.294-315.  Epub Apr 29, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146796.

O artigo focaliza a dimensão socioprofissional da formação docente a partir de pressupostos ligados à Sociologia da Prática e à Sociologia do Conhecimento. Confere centralidade aos conceitos de habitus e de geração, assumindo-os como princípios unificadores da prática dos professores e propondo sua articulação com preceitos do desenvolvimento profissional docente. A discussão é amparada por revisão de literatura sobre processos envolvidos na aprendizagem e no desenvolvimento profissional dos professores. Conclui que uma formação profissional docente em nível universitário requer a alternância com a escola e o envolvimento de equipes pluricategorias de formadores, nas quais professores experientes assumam lugar, inclusive no acompanhamento formativo dos futuros professores.

Keywords : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; SOCIALIZAÇÃO; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )