SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número175Modos de constituição da docência brasileira: tradicionalismo, competência técnica e boas práticasMissão capuchinha e resistência tentehar: releituras do conflito de Alto Alegre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

SARTI, Flavia Medeiros. Dimensão socioprofissional da formação docente: aportes teóricos e proposições. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.294-315.  Epub 29-Abr-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146796.

O artigo focaliza a dimensão socioprofissional da formação docente a partir de pressupostos ligados à Sociologia da Prática e à Sociologia do Conhecimento. Confere centralidade aos conceitos de habitus e de geração, assumindo-os como princípios unificadores da prática dos professores e propondo sua articulação com preceitos do desenvolvimento profissional docente. A discussão é amparada por revisão de literatura sobre processos envolvidos na aprendizagem e no desenvolvimento profissional dos professores. Conclui que uma formação profissional docente em nível universitário requer a alternância com a escola e o envolvimento de equipes pluricategorias de formadores, nas quais professores experientes assumam lugar, inclusive no acompanhamento formativo dos futuros professores.

Palavras-chave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; SOCIALIZAÇÃO; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )