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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CARVALHO, Marília Pinto de. INTERSECCIONALIDADE: UM EXERCÍCIO TEÓRICO A PARTIR DE UMA PESQUISA EMPÍRICA. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.360-374.  Epub 18-Ago-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147068.

Neste ensaio proponho a retomada de uma abordagem da interseccionalidade que não se restrinja à dimensão da identidade individual, incluindo também as dimensões simbólica e estrutural da sociedade. O texto se inicia com a exposição do uso do conceito de gênero e de sua articulação com a estrutura de classe, em uma pesquisa empírica qualitativa sobre o trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Em seguida discutem-se possíveis articulações com a desigualdade racial e a conclusão sugere alguns temas ligados à educação escolar que poderiam se enriquecer se analisados com base em uma abordagem interseccional desse tipo.

Palavras-chave : GÊNERO; CLASSE; RAÇA; PROFESSORAS.

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