SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número176UN ANÁLISIS DE LA PRODUCCIÓN DISCURSIVA GENERIFICADA EN EL “ESCOLA SEM PARTIDO”AGENDA FEMINISTA Y SERVICIOS DE CUIDADO INFANTIL: BRASIL, ARGENTINA Y URUGUAY índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

GUERRINI, Daniel; ALENCAR, Amanda Yuri Nishiyama de  y  SANTOS, Lucas Pinheiro. FORMANDO ENGENHEIROS EM UM LABORATÓRIO DE USINAGEM: CONHECIMENTO, GÊNERO E GAMBIARRA. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.396-409.  Epub 18-Ago-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147066.

Este artigo discute o processo de formação de engenheiros a partir de observações de uma disciplina de usinagem em um curso de Engenharia Mecânica. Subsidiaram a coleta de dados e sua interpretação a história da engenharia no Brasil, assim como a sociologia das profissões. Assim, entendeu-se como o conhecimento sistematizado desse grupo é mobilizado para marcar posições hierárquicas internas à profissão e em relação a grupos externos. Os dados apontam para uma hierarquização fundamentada na oposição entre formação acadêmica e práticas improvisadas do chão de fábrica, a despeito da estreita relação desses profissionais com tais práticas. Essa oposição assume contornos de forte violência simbólica quando deparada com a variável gênero no processo de formação desses engenheiros.

Palabras clave : ENGENHARIA; FORMAÇÃO PROFISSIONAL; SOCIOLOGIA; RELAÇÕES DE GÊNERO.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )