SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número176FORMANDO ENGENHEIROS EM UM LABORATÓRIO DE USINAGEM: CONHECIMENTO, GÊNERO E GAMBIARRAPODE UM CURRÍCULO AQUILOMBAR-SE? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MARCONDES, Mariana Mazzini; FARAH, Marta Ferreira Santos  e  SIERRA, Isabel Pérez de. AGENDA FEMINISTA E SERVIÇOS DE CUIDADO INFANTIL: BRASIL, ARGENTINA E URUGUAI. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.410-428.  Epub 18-Ago-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147018.

Neste artigo, investigamos o nível de aderência dos serviços de cuidado de crianças de zero a três anos à agenda feminista de políticas públicas. Para isso, realizamos um estudo de casos qualitativo de três países latino-americanos (Brasil, Argentina e Uruguai), durante o “giro à esquerda”. Analisando três indicadores parametrizados (elegibilidade, cobertura e tipo de jornada), identificamos avanços maiores no Uruguai, mais restritos na Argentina e intermediários no Brasil. A variação positiva foi maior para elegibilidade e cobertura, do que para tipo de jornada. Concluímos que essa assimetria na variação dos indicadores sugere que os avanços decorrem principalmente do reconhecimento dos direitos das crianças à educação, e, secundariamente, do compromisso com a igualdade de gênero.

Palavras-chave : CUIDADOS COM A CRIANÇA; RELAÇÕES DE GÊNERO; POLÍTICAS PÚBLICAS; ANÁLISE COMPARATIVA.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )