SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue176FEMINIST AGENDA AND CHILD CARE SERVICES: BRAZIL, ARGENTINA AND URUGUAYTEACHER WELL-BEING SCALE (EBED): DEVELOPMENT AND VALIDATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

BRITO, Eliana Povoas Pereira Estrela; SANTOS, Amilton  and  MATOS, Michelle. PODE UM CURRÍCULO AQUILOMBAR-SE?. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.429-443.  Epub Aug 18, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146924.

Este artigo discute a importância atribuída às escolas pelas comunidades quilombolas. Defende o argumento de que a escola e suas práticas, seus modos de organização e funcionamento se constituem em aquilombamento, entendido como uma forma de resistir às imposições coloniais e assegurar a existência da cultura, tradições e heranças ancestrais dessas comunidades. A pesquisa, realizada na escola do quilombo Tomé Nunes, na Bahia, utilizou-se de entrevistas e observações participativas para a coleta de dados e concluiu que a luta por um currículo aquilombado em seus aspectos políticos, geográficos, históricos e culturais se constitui em práticas de resistência diante das imposições colonialistas prescritas pelas atuais políticas curriculares.

Keywords : COMUNIDADES QUILOMBOLAS; ESCOLA; CULTURA; CURRÍCULO.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )