SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número176AGENDA FEMINISTA Y SERVICIOS DE CUIDADO INFANTIL: BRASIL, ARGENTINA Y URUGUAYESCALA DEL BIENESTAR DOCENTE (EBID): DESARROLLO Y VALIDACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

BRITO, Eliana Povoas Pereira Estrela; SANTOS, Amilton  y  MATOS, Michelle. PODE UM CURRÍCULO AQUILOMBAR-SE?. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.429-443.  Epub 18-Ago-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146924.

Este artigo discute a importância atribuída às escolas pelas comunidades quilombolas. Defende o argumento de que a escola e suas práticas, seus modos de organização e funcionamento se constituem em aquilombamento, entendido como uma forma de resistir às imposições coloniais e assegurar a existência da cultura, tradições e heranças ancestrais dessas comunidades. A pesquisa, realizada na escola do quilombo Tomé Nunes, na Bahia, utilizou-se de entrevistas e observações participativas para a coleta de dados e concluiu que a luta por um currículo aquilombado em seus aspectos políticos, geográficos, históricos e culturais se constitui em práticas de resistência diante das imposições colonialistas prescritas pelas atuais políticas curriculares.

Palabras clave : COMUNIDADES QUILOMBOLAS; ESCOLA; CULTURA; CURRÍCULO.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )