SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número176AGENDA FEMINISTA E SERVIÇOS DE CUIDADO INFANTIL: BRASIL, ARGENTINA E URUGUAIESCALA DE BEM-ESTAR DOCENTE (EBED): DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

BRITO, Eliana Povoas Pereira Estrela; SANTOS, Amilton  e  MATOS, Michelle. PODE UM CURRÍCULO AQUILOMBAR-SE?. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.429-443.  Epub 18-Ago-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146924.

Este artigo discute a importância atribuída às escolas pelas comunidades quilombolas. Defende o argumento de que a escola e suas práticas, seus modos de organização e funcionamento se constituem em aquilombamento, entendido como uma forma de resistir às imposições coloniais e assegurar a existência da cultura, tradições e heranças ancestrais dessas comunidades. A pesquisa, realizada na escola do quilombo Tomé Nunes, na Bahia, utilizou-se de entrevistas e observações participativas para a coleta de dados e concluiu que a luta por um currículo aquilombado em seus aspectos políticos, geográficos, históricos e culturais se constitui em práticas de resistência diante das imposições colonialistas prescritas pelas atuais políticas curriculares.

Palavras-chave : COMUNIDADES QUILOMBOLAS; ESCOLA; CULTURA; CURRÍCULO.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )