SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número176¿PUEDE UN CURRÍCULO “AQUILOMBAR-SE”?AUTORREGULACIÓN PERCIBIDA COMO PREDICTOR DEL USO DE RECURSOS EN MOODLE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

REBOLO, Flavinês  y  CONSTANTINO, Michel. ESCALA DE BEM-ESTAR DOCENTE (EBED): DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.444-460.  Epub 18-Ago-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146531.

O objetivo do artigo é apresentar o processo de construção e validação da Escala de Bem-Estar Docente (Ebed). Trata-se de um instrumento desenvolvido para identificar os fatores que contribuem para o bem-estar dos professores com o seu trabalho. Composta de 37 variáveis da dimensão objetiva do trabalho (socioeconômicas, relacionais, da atividade laboral e infraestruturais), foi aplicada em 353 professores da Educação Básica, que avaliaram esses itens quanto ao grau de satisfação/insatisfação que proporcionam. As análises, realizadas com a Correlação de Pearson e Análise de Componentes Principais (PCA), apontam que todas as variáveis têm correlação positiva e significativa com a variável “Feliz” (autopercepção de felicidade do professor com o trabalho), contribuindo e podendo ser validadas para medir o bem-estar docente.

Palabras clave : PROFESSORES; BEM-ESTAR; SATISFAÇÃO PROFISSIONAL; INSTRUMENTO DE MEDIDA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )