SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número176ESCALA DE BEM-ESTAR DOCENTE (EBED): DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃOBRASIL NO PISA 2003 E 2012: OS ESTUDANTES E A MATEMÁTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

OLIVEIRA, Paula Diogo; SIMAO, Ana Margarida Veiga  e  FERREIRA, Paula Costa. A AUTORREGULAÇÃO PERCEBIDA COMO PREDITORA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NO MOODLE. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.461-474.  Epub 18-Ago-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146279.

Autorregulação da aprendizagem implica refletir sobre a utilização de recursos educativos para gerir o que, quando, como, com quem e por que aprender. Este artigo pretendeu investigar a relação entre a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle. Responderam ao Inventário de Recursos e Atividades em Ambientes Moodle e ao Inventário de Aprendizagem Autorregulada em Ambientes Moodle 438 alunos (7º ao 9º ano). Uma análise de regressão mostrou que a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem prediz a seleção de recursos e atividades de disponibilização de informação e de realização de trabalho, mas não de colaboração/interação em todas as fases de regulação do trabalho.

Palavras-chave : AUTORREGULAÇÃO; MOODLE; MEIOS DE ENSINO; TECNOLOGIA EDUCACIONAL.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )