SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue176PERCEIVED SELF-REGULATION AS A PREDICTOR OF RESOURCE USE IN MOODLECONSTITUTION OF THE SCIENTIFIC FIELD OF LITERACY: BIBLIOMETRIC MAPPING OF THE BDTD THESES (1997-2016) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

PEREIRA, Cátia Maria Machado da Costa  and  MOREIRA, Geraldo Eustáquio. BRASIL NO PISA 2003 E 2012: OS ESTUDANTES E A MATEMÁTICA. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.475-493.  Epub Aug 18, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146627.

Este trabalho apresenta uma investigação sobre o desempenho dos estudantes brasileiros em Matemática no Pisa de 2003 e 2012. O objetivo foi verificar em qual conteúdo avaliado os estudantes apresentaram melhor desempenho e dispersão positiva na escala de níveis da avaliação. A estratégia empírica adotada foi descritiva e comparativa. Foram analisados relatórios do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e da OCDE/Pisa para compor a base de dados para análise comparativa das duas aplicações da prova. Os resultados apontam que os estudantes brasileiros apresentaram melhor desempenho e a mais significativa distribuição na escala Pisa em Indeterminação e Dados ou Probabilidade. Contudo o desempenho dos estudantes brasileiros, influenciado por uma multiplicidade de fatores, ainda está longe de atingir os níveis da OCDE.

Keywords : AVALIAÇÃO; PISA; LETRAMENTO; MATEMÁTICA.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )