SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número176AUTORREGULACIÓN PERCIBIDA COMO PREDICTOR DEL USO DE RECURSOS EN MOODLEPRODUCCIÓN CIENTÍFICA SOBRE LETRAMIENTO: MAPEO BIBLIOMÉTRICO DE LAS TESIS DE LA BDTD (1997-2016) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

PEREIRA, Cátia Maria Machado da Costa  y  MOREIRA, Geraldo Eustáquio. BRASIL NO PISA 2003 E 2012: OS ESTUDANTES E A MATEMÁTICA. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.475-493.  Epub 18-Ago-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146627.

Este trabalho apresenta uma investigação sobre o desempenho dos estudantes brasileiros em Matemática no Pisa de 2003 e 2012. O objetivo foi verificar em qual conteúdo avaliado os estudantes apresentaram melhor desempenho e dispersão positiva na escala de níveis da avaliação. A estratégia empírica adotada foi descritiva e comparativa. Foram analisados relatórios do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e da OCDE/Pisa para compor a base de dados para análise comparativa das duas aplicações da prova. Os resultados apontam que os estudantes brasileiros apresentaram melhor desempenho e a mais significativa distribuição na escala Pisa em Indeterminação e Dados ou Probabilidade. Contudo o desempenho dos estudantes brasileiros, influenciado por uma multiplicidade de fatores, ainda está longe de atingir os níveis da OCDE.

Palabras clave : AVALIAÇÃO; PISA; LETRAMENTO; MATEMÁTICA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )