SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número176PRODUCCIÓN CIENTÍFICA SOBRE LETRAMIENTO: MAPEO BIBLIOMÉTRICO DE LAS TESIS DE LA BDTD (1997-2016)CULTURA DIGITAL Y ENSEÑANZA DE LITERATURA EN LA ESCUELA SECUNDARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ASTUDILLO, Mario Vásquez  y  MARTIN-GARCIA, Antonio Víctor. TEORIA DA ATIVIDADE: FUNDAMENTO PARA ESTUDO E DESENHO DO BLENDED LEARNING. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.515-533.  Epub 18-Ago-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147127.

O objetivo deste estudo é explorar a teoria da atividade como um referencial teórico interdisciplinar adequado, situando os elementos sociais, pedagógicos e tecnológicos do blended learning no ensino superior, considerando a adoção e a efetividade do blended learning, que constitui a nova normalidade no atual contexto de presença e uso intensivo de tecnologias digitais na educação. Conclui-se a validade internacional da teoria da atividade e sua permanente transformação e evolução histórica, desde suas origens até os dias atuais, oferecendo transcender o caráter individual em direção a um caráter coletivo, representando adequadamente os elementos sociais, tecnológicos e histórico-culturais presentes em toda atividade formativa.

Palabras clave : TEORIA DA ATIVIDADE; ENSINO HÍBRIDO; ENSINO SUPERIOR; TECNOLOGIA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )