SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue176DIGITAL CULTURE AND LITERATURE TEACHING AT SECONDARY SCHOOLSTEACHING CASES AS AN INVESTIGATIVE-FORMATIVE STRATEGY IN THE PARFOR SUPERVISED PRACTICE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

BORGES, Adilson de Souza  and  RICHIT, Adriana. DESENVOLVIMENTO DE SABERES DOCENTES PARA O ENSINO DE MÚSICA NOS ANOS INICIAIS. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.555-575.  Epub Aug 18, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146782.

Guiados pela questão “Quais são os saberes docentes desenvolvidos por professores de Artes e pedagogos a partir de uma atividade formativa centrada no uso das tecnologias digitais?”, realizamos uma investigação no contexto de uma atividade formativa permeada pelas tecnologias com foco no desenvolvimento de saberes necessários ao ensino de música, que envolveu oito professoras dos anos iniciais. Os resultados apontam para o desenvolvimento de saberes da formação profissional, relativos às estratégias e recursos para ensinar música; saberes curriculares, relacionados à escrita musical, à escala musical, ao ritmo, à melodia e à harmonia, à música folclórica e ao conteúdo do ensino musical; saberes experienciais, sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos; e saberes disciplinares, relativos à História da Música e da Arte, à teoria musical, à prática musical e ao ensino de música mediado pelas tecnologias.

Keywords : PROFESSOR; EDUCAÇÃO MUSICAL; ENSINO FUNDAMENTAL; TECNOLOGIAS DIGITAIS.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )