SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número176CASOS DE ENSEÑANZA COMO ESTRATEGIA DE INVESTIGACIÓN-FORMACIÓN EN LA PRÁCTICA DEL PARFORSOCIABILIDADES VIOLENTAS NO CONFLICTIVAS ENTRE ESTUDIANTES DE ESCUELAS MEDIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

GONZALEZ-ESCOBAR, Mary; SILVA-PENA, Ilich; GANDARILLAS, Andrea Precht  y  KELCHTERMANS, Geert. ABANDONO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA: REVISÃO DA LITERATURA. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.592-604.  Epub 18-Ago-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146706.

A quantidade de docentes que decidem abandonar a sala de aula antes de cumprir cinco anos de experiência é uma preocupação crescente em nível internacional. Para contribuir com tal discussão, este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura produzida na América Latina em torno do tema. Por meio das pesquisas realizadas nesse contexto geográfico específico, são abordadas as razões apontadas pelos/as docentes para abandonar a sala de aula. Em nossas conclusões, consideramos que a vida escolar seria a razão principal para desistir da profissão. Por isso, apontamos o conceito de alfabetização micropolítica como uma maneira de abordar o fenômeno estudado.

Palabras clave : PROFISSÃO DOCENTE; RECRUTAMENTO; CARREIRA; RELAÇÕES DE TRABALHO.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )