SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número176CASOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA-FORMATIVA NO ESTÁGIO DO PARFORSOCIABILIDADES VIOLENTAS NÃO CONFLITIVAS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

GONZALEZ-ESCOBAR, Mary; SILVA-PENA, Ilich; GANDARILLAS, Andrea Precht  e  KELCHTERMANS, Geert. ABANDONO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA: REVISÃO DA LITERATURA. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.592-604.  Epub 18-Ago-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146706.

A quantidade de docentes que decidem abandonar a sala de aula antes de cumprir cinco anos de experiência é uma preocupação crescente em nível internacional. Para contribuir com tal discussão, este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura produzida na América Latina em torno do tema. Por meio das pesquisas realizadas nesse contexto geográfico específico, são abordadas as razões apontadas pelos/as docentes para abandonar a sala de aula. Em nossas conclusões, consideramos que a vida escolar seria a razão principal para desistir da profissão. Por isso, apontamos o conceito de alfabetização micropolítica como uma maneira de abordar o fenômeno estudado.

Palavras-chave : PROFISSÃO DOCENTE; RECRUTAMENTO; CARREIRA; RELAÇÕES DE TRABALHO.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )