SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue176TEACHER TURNOVER IN LATIN AMERICA: A LITERATURE REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

NAPOLI, Pablo Nahuel di. SOCIABILIDADES VIOLENTAS NÃO CONFLITIVAS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.605-621.  Epub Aug 18, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147008.

Este artigo tem como objetivo analisar a sociabilidade de dois grupos escolares que utilizam a violência como recurso de interação lúdica. O corpus empírico apresentado é composto por notas de campo, entrevistas em profundidade e um grupo focal com alunos de duas escolas de ensino médio da província de Buenos Aires, Argentina. Em cada uma das escolas, encontramos um grupo de estudantes em cuja sociabilidade priorizam, em um caso, o uso de força física e, no outro, as humilhações. Conclui-se que as ligações construídas em cada caso possibilitam um contexto de informalização no tratamento social que envolve um duplo processo: flexibilização dos comportamentos, mas também autocontrole das emoções.

Keywords : ENSINO MÉDIO; JUVENTUDE; AUTOCONTROLE; RELAÇÕES INTERPESSOAIS.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )