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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

PENA-SANDOVAL, César  e  JIMENEZ, Tatiana López. IDEOLOGIAS CURRICULARES E CONCEPÇÕES SOBRE DIVERSIDADE E JUSTIÇA SOCIAL. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.177, pp.738-757.  Epub 20-Out-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147086.

O estudo se propôs a identificar as ideologias curriculares de futuros professores e seu vínculo com concepções sobre diversidade e justiça social. Os dados foram obtidos por meio da aplicação da lista de ideologias curriculares a 231 participantes e de entrevistas semiestruturadas a uma mostra selecionada de universitários chilenos. Os resultados demonstram o predomínio da ideologia Centrada na Aprendizagem e uma proporção importante mostra ecletismo ideológico. Apesar do foco na aprendizagem, alguns defendem argumentos acadêmicos e eficientistas. Há uma relação gradual entre ideologias e concepções sobre diversidade e justiça, de uma coerência marcante até a ausência de tal relação. Finalmente, são discutidas implicações para a pesquisa e a formação inicial docente.

Palavras-chave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CURRÍCULO; IDEOLOGIA; JUSTIÇA SOCIAL.

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