SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue177CURRICULUM IDEOLOGIES AND CONCEPTIONS OF DIVERSITY AND SOCIAL JUSTICECREATING PEACE: TRAINING CONTENTS WITH PEDAGOGICAL IMAGINATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

BARBOSA, Manuel Gonçalves. EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: DO RISCO DE DESARTICULAÇÃO A UMA RECOMPOSIÇÃO CRÍTICA. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.177, pp.759-773.  Epub Oct 20, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147147.

Retornando a um tema que é um clássico em teoria da educação, o presente artigo procura respostas fundamentadas para um problema atual: a erosão da relação entre educação e democracia e o risco de assistirmos, se nada for feito, a uma desarticulação de ambas nos contextos em que a neoliberalização levou mais longe a economização de esferas e atividades, incluindo as não diretamente económicas. Voltado para as instituições escolares, e partindo da análise criteriosa desse fenómeno, o artigo aponta para uma recomposição crítica do alinhamento entre educação e democracia, especificando o que isso implica no percurso educativo dos mais novos nas escolas realmente existentes.

Keywords : EDUCAÇÃO; DEMOCRACIA; ESCOLAS.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )