SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue177CREATING PEACE: TRAINING CONTENTS WITH PEDAGOGICAL IMAGINATIONSYMPTOMS OF ANXIETY AND STRESS IN ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

BARBOSA, Andreza et al. RELAÇÕES E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES PAULISTAS (1995-2018). Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.177, pp.790-812.  Epub Oct 20, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147105.

Neste artigo são analisadas as relações e condições de trabalho do professor da rede estadual paulista, destacando-se as formas de admissão, a progressão na carreira, o vencimento básico e a jornada de trabalho durante o período de 1995 a 2018. O artigo apresenta uma síntese dos dados obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, estudo documental com base na legislação nacional e estadual e análise de dados estatísticos. Conclui-se que o período analisado foi caracterizado por uma política de desvalorização do trabalho docente expresso no grande número de professores contratados em caráter temporário, nos frágeis critérios de movimentação na carreira, no vencimento base abaixo do piso salarial e no descumprimento stricto sensu da composição da jornada expressa na Lei do Piso.

Keywords : PROFISSÃO DOCENTE; CONDIÇÕES DE TRABALHO; SALÁRIO; CARREIRA PROFISSIONAL.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )