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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

DEFFAVERI, Maiko; MEA, Cristina Pilla Della  y  FERREIRA, Vinícius Renato Thomé. SINTOMAS DE ANSIEDADE E ESTRESSE EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.177, pp.813-827.  Epub 20-Oct-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146952.

A educação no Brasil vem passando por constantes mudanças e os professores estão sendo acometidos por sintomas psicológicos que causam sofrimento e prejuízo. Neste artigo objetivou-se identificar sintomas de ansiedade e estresse em professores de educação básica. Trata-se de um estudo quantitativo de cunho transversal em amostra de 200 professores de uma cidade do Rio Grande do Sul, divididos em três grupos conforme atuação: rede pública, privada e em ambas (pública/privada). Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico e de saúde, LIS-A, LIS-E e DASS-21. Ocorreram maiores escores de ansiedade nos professores que atuam em ambas as redes, e os sintomas de estresse foram maiores nos docentes da rede pública.

Palabras clave : ANSIEDADE; ESTRESSE; PROFESSORES; EDUCAÇÃO BÁSICA.

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