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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

GUERRA, Paula; RODRIGUEZ, Mery  y  ZANARTU, Carola. COMUNIDADES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR NO CHILE. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.177, pp.828-844.  Epub 20-Oct-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146858.

Uma alternativa de desenvolvimento docente são as comunidades profissionais de aprendizagem (CPA), espaço de formação altamente valorizado e respaldado por crescente evidência. Um âmbito pouco abordado são os fatores contextuais e institucionais associados às CPA. Para conhecê-los melhor foram analisadas duas CPA compostas por educadoras de pré-escolares. Por meio de um estudo de caso foram entrevistados, em grupo e individualmente, educadoras e representantes de instituições. Os achados destacam a gestão, coordenação de processos, visão e planejamento estratégico como aspectos relevantes, além dos processos de reflexão que acompanham a evolução das CPA. São discutidas as convergências e as divergências de ambos os casos, bem como as implicações teóricas y práticas.

Palabras clave : PROFISSÃO DOCENTE; EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR; FORMAÇÃO CONTINUADA; COOPERAÇÃO.

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