SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue178ESCOLA DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO: THE SESP EDUCATIONAL-PROFESSIONAL MODELWOMEN AND CARE: DISPUTES AND NEGOTIATIONS IN ACADEMIC SPACE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

RUZ, Felipe; MOLINA-PORTILLO, Elena  and  CONTRERAS, José M.. ATITUDES PARA ESTATÍSTICAS DESCRITIVAS E SEU ENSINO EM FUTUROS PROFESSORES. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.178, pp.964-980.  Epub Nov 23, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146821.

Neste artigo, examinamos as atitudes em relação à estatística descritiva e seu ensino em uma amostra de 126 futuros professores de matemática da Espanha e do Chile. Seguindo uma metodologia quantitativa, nos aprofundamos na análise da direção (positiva ou negativa) das atitudes declaradas pelos participantes. Dentre os resultados, começamos por nos referir à validade do instrumento utilizado, para depois explorarmos a disposição dos sujeitos para os diferentes componentes de atitudes considerados, terminando com as principais diferenças de acordo com o país de origem. Concluímos que os participantes declaram uma atitude positiva em relação à estatística descritiva e seu ensino, a que mais positiva ao enfrentar ações didáticas em nos participantes chilenos.

Keywords : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; MATEMÁTICA; ESTATÍSTICA; DIDÁTICA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )