SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número178ACTITUDES HACIA LA ESTADÍSTICA DESCRIPTIVA Y SU ENSEÑANZA EN FUTUROS PROFESORESEDUCACIÓN EN DERECHOS HUMANOS: LA PERCEPCIÓN DE LOS PROFESORES DE LA UNICAMP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

RODRIGUEZ, Ana María Rosas; LEONGOMEZ, Mariana Valderrama  y  SUAREZ, Carlos Andrés Alberto. MULHERES E CUIDADO: DISPUTAS E NEGOCIAÇÕES NO ESPAÇO ACADÊMICO. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.178, pp.981-999.  Epub 23-Nov-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147001.

O presente artigo oferece insumos tanto empíricos quanto teóricos que evidenciam a forma como opera o vínculo entre o espaço e o gênero na academia de ciências sociais e humanas de Bogotá, Colômbia. Com base em dez histórias de vida de mulheres que trabalham em diferentes universidades, afirmamos que a academia é um espaço hostil para as mulheres que o habitam, pois em seu interior são reproduzidas lógicas dualistas, coloniais, heteropatriarcais e capitalistas, que afetam de maneira particular as experiências de mulheres e corpos não heteronormativos. Verificamos que o cuidado é uma noção central e conflituosa nessa experiência acadêmica, pois opera tanto como forma de opressão, ao anular a participação e a visibilidade das mulheres, quanto como de resistência, negociação e potência política para transformar a universidade.

Palabras clave : TRABALHO; UNIVERSIDADE; RELAÇÕES DE GÊNERO; MULHERES.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )