SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue178HUMAN RIGHTS EDUCATION: THE PERCEPTION OF UNICAMP PROFESSORSEXPLORATION OF THE ACADEMIC DECISIONS OF HIGHLY ABLE STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

DOS SANTOS-JUNIOR, Robiran José  and  FISCHER, Marta Luciane. A VULNERABILIDADE DO PROFESSOR DIANTE DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.178, pp.1022-1040.  Epub Nov 23, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147037.

Objetivou-se caracterizar o papel do educador de ensino básico diante dos desafios da educação ambiental. A concepção e representação, acessadas por meio de questionário, constataram o envolvimento pessoal e profissional com a educação ambiental contrastante a uma inexpressiva participação em projetos. A análise apontou os obstáculos enfrentados que compreendem a urgência do tema, mas demonstra dificuldade para colocá-lo em prática principalmente em virtude da falta de capacitação, apoio das instituições e envolvimento da coletividade escolar. Levantou-se a pluralidade de fatores que colocam o educador ambiental em uma posição de vulnerabilidade e propôs-se a bioética ambiental como agregadora de diversos saberes na tentativa de mediar idoneamente esses desafios.

Keywords : BIOÉTICA; CIDADANIA; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; INTERDISCIPLINARIDADE.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )