SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número178EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA UNICAMPEXPLORAÇÃO DE DECISÕES ACADÊMICAS EM ESTUDANTES DE ALTA CAPACIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

DOS SANTOS-JUNIOR, Robiran José  e  FISCHER, Marta Luciane. A VULNERABILIDADE DO PROFESSOR DIANTE DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.178, pp.1022-1040.  Epub 23-Nov-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147037.

Objetivou-se caracterizar o papel do educador de ensino básico diante dos desafios da educação ambiental. A concepção e representação, acessadas por meio de questionário, constataram o envolvimento pessoal e profissional com a educação ambiental contrastante a uma inexpressiva participação em projetos. A análise apontou os obstáculos enfrentados que compreendem a urgência do tema, mas demonstra dificuldade para colocá-lo em prática principalmente em virtude da falta de capacitação, apoio das instituições e envolvimento da coletividade escolar. Levantou-se a pluralidade de fatores que colocam o educador ambiental em uma posição de vulnerabilidade e propôs-se a bioética ambiental como agregadora de diversos saberes na tentativa de mediar idoneamente esses desafios.

Palavras-chave : BIOÉTICA; CIDADANIA; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; INTERDISCIPLINARIDADE.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )