SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue178TEACHERS’ VULNERABILITY IN DEALING WITH THE CHALLENGES OF ENVIRONMENTAL EDUCATIONTHE RETURN TO HIGHER EDUCATION OF DROPOUT STUDENTS IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

GOMEZ-ARIZAGA, Maria Paz et al. EXPLORAÇÃO DE DECISÕES ACADÊMICAS EM ESTUDANTES DE ALTA CAPACIDADE. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.178, pp.1041-1060.  Epub Nov 23, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147054.

A escolha da carreira de alunos superdotados não está livre de dificuldades. No tocante à STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics), as mulheres superdotadas não escolhem tais áreas na mesma proporção que os homens. Tentou-se entender de que maneira os fatores contextuais influenciam as decisões acadêmicas. Trata-se de um estudo qualitativo no qual foram realizados oito focus groups de alunos superdotados e com interesses em STEM. Os resultados mostram os pais como modelos; no entanto, a mensagem paterna pode ser ameaçadora para as mulheres. Os professores inspiram e transmitem orientações claras baseadas mais em habilidades que em um desafio real. As atividades escolares permitem uma experiência direta com a disciplina, porém produzem pouca ligação com áreas reais de interesse.

Keywords : RELAÇÕES DE GÊNERO; ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES; STEM.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )