SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número178A VULNERABILIDADE DO PROFESSOR DIANTE DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTALA VOLTA AOS ESTUDOS DOS ALUNOS EVADIDOS DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

GOMEZ-ARIZAGA, Maria Paz et al. EXPLORAÇÃO DE DECISÕES ACADÊMICAS EM ESTUDANTES DE ALTA CAPACIDADE. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.178, pp.1041-1060.  Epub 23-Nov-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147054.

A escolha da carreira de alunos superdotados não está livre de dificuldades. No tocante à STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics), as mulheres superdotadas não escolhem tais áreas na mesma proporção que os homens. Tentou-se entender de que maneira os fatores contextuais influenciam as decisões acadêmicas. Trata-se de um estudo qualitativo no qual foram realizados oito focus groups de alunos superdotados e com interesses em STEM. Os resultados mostram os pais como modelos; no entanto, a mensagem paterna pode ser ameaçadora para as mulheres. Os professores inspiram e transmitem orientações claras baseadas mais em habilidades que em um desafio real. As atividades escolares permitem uma experiência direta com a disciplina, porém produzem pouca ligação com áreas reais de interesse.

Palavras-chave : RELAÇÕES DE GÊNERO; ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES; STEM.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )