SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51LA RECEPCIÓN DE PIERRE BOURDIEU EN LA SOCIOLOGÍA DE LA EDUCACIÓN BRASILEÑA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

NOGUEIRA, Maria Alice. O CAPITAL CULTURAL E A PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES ESCOLARES CONTEMPORÂNEAS. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07468.  Epub 22-Abr-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147468.

O objetivo deste artigo é refletir sobre o uso do conceito de capital cultural na explicação das desigualdades escolares contemporâneas. Partindo de dois balanços recentes sobre o uso do conceito no universo científico de língua inglesa e na literatura sociológica francófona, o texto tenta responder às seguintes questões: a posse da riqueza cultural ainda é um trunfo escolar decisivo para a obtenção do êxito escolar? Em que medida isso ainda ocorre após décadas de profundas transformações sociais e educacionais? A análise evidenciou que: (i) as práticas culturais consagradas são hoje menos rentáveis e menos transmissíveis do que no passado; (ii) os investimentos econômicos dos pais têm se mostrado cada vez mais um elemento impulsionador do sucesso escolar dos filhos.

Palabras clave : DESIGUALDADE SOCIAL; HERANÇA CULTURAL; DESIGUALDADE EDUCACIONAL; RENDIMENTO ESCOLAR.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )