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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

DALBOSCO, Claudio Almir. AUTORIDADE DA CIÊNCIA E CRÍTICA À TRADIÇÃO: A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM JOHN DEWEY. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07834.  Epub 13-Out-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147834.

O ensaio investiga o papel atribuído por John Dewey à ciência e à educação pública democrática na obra Sozialphilosophie. Vorlesungen in China 1919/20 [Filosofia social, Preleções na China 2019/2020] . Concentra-se na interpretação da 15ª preleção, visando a compreender o modo como o referido autor associa ciência e educação, atribuindo-lhes força crítica transformadora a favor de estilos democráticos de vida associada e, consequentemente, contrapondo-as ao conservadorismo autoritário legitimado pelo sistema tradicional de crenças. Estruturado em três partes, trata, na primeira, do limite inerente à tradição; na segunda, reconstrói o núcleo tripartite da autoridade da ciência; por fim, na terceira parte indica alguns limites do pensamento de Dewey e, simultaneamente, sua possível atualidade.

Palavras-chave : CIÊNCIA; CRENÇA; EDUCAÇÃO PÚBLICA; DEMOCRACIA.

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