SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51AUTHORITY OF SCIENCE AND CRITIQUE OF TRADITION: PUBLIC EDUCATION IN JOHN DEWEYEDUCATION, POVERTY, AND GENDER: AN INTERCULTURAL AND DECOLONIAL ANALYSIS IN THE ANDEAN REGION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MEGGIATO, Amanda Oliveira; CORSO, Helena Vellinho  and  CORSO, Luciana Vellinho. FLUÊNCIA DE LEITURA: EVOLUÇÃO DO CONSTRUTO E RELAÇÕES COM A COMPREENSÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07797.  Epub Aug 27, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147797.

Há diferentes definições de fluência de leitura, e, mesmo existindo consenso crescente de que envolva precisão, automaticidade e prosódia, as definições não deixam claro se a fluência contribui para a compreensão, ou se a compreensão promove fluência, ou se a relação é recíproca. Esta revisão integrativa investiga, descreve e compara tais definições, objetivando examinar como elas abordam a relação entre fluência e compreensão. Os resultados apontam que, ao incluir a prosódia na definição, fica claro que um nível de compreensão é necessário para a leitura fluente, indicando uma relação recíproca entre fluência e compreensão. As conclusões mostram a necessidade de direcionar as pesquisas para melhor refinamento e operacionalização do construto. Desdobramentos pedagógicos são sugeridos.

Keywords : LEITURA; FLUÊNCIA; COMPREENSÃO DO TEXTO.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )