SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51AUTORIDAD DE LA CIENCIA Y CRÍTICA DE LA TRADICIÓN: EDUCACIÓN PÚBLICA EN JOHN DEWEYEDUCACIÓN, POBREZA Y GÉNERO: ANÁLISIS INTERCULTURAL Y DECOLONIAL EN LA REGIÓN ANDINA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MEGGIATO, Amanda Oliveira; CORSO, Helena Vellinho  y  CORSO, Luciana Vellinho. FLUÊNCIA DE LEITURA: EVOLUÇÃO DO CONSTRUTO E RELAÇÕES COM A COMPREENSÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07797.  Epub 27-Ago-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147797.

Há diferentes definições de fluência de leitura, e, mesmo existindo consenso crescente de que envolva precisão, automaticidade e prosódia, as definições não deixam claro se a fluência contribui para a compreensão, ou se a compreensão promove fluência, ou se a relação é recíproca. Esta revisão integrativa investiga, descreve e compara tais definições, objetivando examinar como elas abordam a relação entre fluência e compreensão. Os resultados apontam que, ao incluir a prosódia na definição, fica claro que um nível de compreensão é necessário para a leitura fluente, indicando uma relação recíproca entre fluência e compreensão. As conclusões mostram a necessidade de direcionar as pesquisas para melhor refinamento e operacionalização do construto. Desdobramentos pedagógicos são sugeridos.

Palabras clave : LEITURA; FLUÊNCIA; COMPREENSÃO DO TEXTO.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )