SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51READING FLUENCY: HOW THE CONSTRUCT HAS DEVELOPED AND ITS RELATIONSHIP TO COMPREHENSIONMEANING NUCLEI: THE DIALETICAL APPROACH OF MEANING APPREHENSIONS PRODUCED IN GROUPS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

COLLADO-RUANO, Javier; SEGOVIA-SARMIENTO, Joselin  and  SILVA-AMINO, Delsa. EDUCAÇÃO, POBREZA E GÊNERO: ANÁLISE INTERCULTURAL E DECOLONIAL NA REGIÃO ANDINA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07248.  Epub Aug 27, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147248.

O intuito do artigo é contribuir com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) 1, 4 e 5 na Região Andina, a partir de uma posição crítica, intercultural e decolonial. A metodologia sistematiza, analisa e interpreta os dados obtidos no estudo comparativo nos sete países andinos, utilizando diferentes índices de pobreza, educação e gênero entre 2007 e 2017. Dessa forma, o artigo permite conhecer a evolução política, econômica, educacional e social da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Também é desenvolvida uma abordagem intersetorial para reconhecer as condições de desigualdade estrutural sofridas pelos povos indígenas e afrodescendentes dessas sociedades andinas. Para concluir, são formuladas propostas para (re)pensar e (re)construir as estratégias, planos e políticas públicas da região.

Keywords : EDUCAÇÃO; GÊNERO; INTERCULTURALIDADE; POBREZA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )