SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51FLUÊNCIA DE LEITURA: EVOLUÇÃO DO CONSTRUTO E RELAÇÕES COM A COMPREENSÃONÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO: ANÁLISE DIALÉTICA DAS SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS EM GRUPO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

COLLADO-RUANO, Javier; SEGOVIA-SARMIENTO, Joselin  e  SILVA-AMINO, Delsa. EDUCAÇÃO, POBREZA E GÊNERO: ANÁLISE INTERCULTURAL E DECOLONIAL NA REGIÃO ANDINA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07248.  Epub 27-Ago-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147248.

O intuito do artigo é contribuir com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) 1, 4 e 5 na Região Andina, a partir de uma posição crítica, intercultural e decolonial. A metodologia sistematiza, analisa e interpreta os dados obtidos no estudo comparativo nos sete países andinos, utilizando diferentes índices de pobreza, educação e gênero entre 2007 e 2017. Dessa forma, o artigo permite conhecer a evolução política, econômica, educacional e social da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Também é desenvolvida uma abordagem intersetorial para reconhecer as condições de desigualdade estrutural sofridas pelos povos indígenas e afrodescendentes dessas sociedades andinas. Para concluir, são formuladas propostas para (re)pensar e (re)construir as estratégias, planos e políticas públicas da região.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO; GÊNERO; INTERCULTURALIDADE; POBREZA.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )