Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
COLLADO-RUANO, Javier; SEGOVIA-SARMIENTO, Joselin e SILVA-AMINO, Delsa. EDUCAÇÃO, POBREZA E GÊNERO: ANÁLISE INTERCULTURAL E DECOLONIAL NA REGIÃO ANDINA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07248. Epub 27-Ago-2021. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053147248.
O intuito do artigo é contribuir com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) 1, 4 e 5 na Região Andina, a partir de uma posição crítica, intercultural e decolonial. A metodologia sistematiza, analisa e interpreta os dados obtidos no estudo comparativo nos sete países andinos, utilizando diferentes índices de pobreza, educação e gênero entre 2007 e 2017. Dessa forma, o artigo permite conhecer a evolução política, econômica, educacional e social da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Também é desenvolvida uma abordagem intersetorial para reconhecer as condições de desigualdade estrutural sofridas pelos povos indígenas e afrodescendentes dessas sociedades andinas. Para concluir, são formuladas propostas para (re)pensar e (re)construir as estratégias, planos e políticas públicas da região.
Palavras-chave : EDUCAÇÃO; GÊNERO; INTERCULTURALIDADE; POBREZA.