SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51EDUCATION, POVERTY, AND GENDER: AN INTERCULTURAL AND DECOLONIAL ANALYSIS IN THE ANDEAN REGIONPURPOSES OF EDUCATION ALONG WITH ARTIFICIAL INTELLIGENCE DEVELOPMENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; ARANHA, Elvira Maria Godinho  and  SOARES, Júlio Ribeiro. NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO: ANÁLISE DIALÉTICA DAS SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS EM GRUPO. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07305.  Epub Aug 27, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147305.

O objetivo do artigo é explicitar uma forma de análise baseada na proposta denominada núcleos de significação, com a finalidade de elucidar o processo dialético de apreensão das significações produzidas em grupos. Fundamentado na psicologia sócio-histórica, o estudo aborda uma pesquisa realizada com equipes gestoras de três escolas públicas de São Paulo. São discutidos elementos do contexto em que foi realizada a pesquisa, bem como o procedimento da análise, com enfoque no material e definição do corpus da pesquisa. Apresenta-se uma análise internúcleos, na qual se articulam os núcleos produzidos na análise das questões que emergem em cada um deles. Esse processo se dá à luz da base teórica da produção contemporânea sobre o tema estudado.

Keywords : GESTÃO ESCOLAR; GRUPOS; MATERIALISMO DIALÉTICO; METODOLOGIA DE PESQUISA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )