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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

RIGO, Neusete Machado  y  OLIVEIRA, Morgana Maciel de. INCLUSÃO ESCOLAR: EFEITOS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NOS PLANOS MUNICIPAIS. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07304.  Epub 26-Abr-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147304.

Este artigo apresenta uma análise sobre as possibilidades de uma política pública nacional desdobrar--se em políticas municipais efetivas. Discute a operacionalização da meta 4 do Plano Nacional de Educação nos planos municipais de educação em relação à formação continuada de professores para a inclusão escolar por abordagem qualitativa, analisando o conteúdo dos planos municipais de educação. Os resultados da pesquisa mostram que os municípios propõem, majoritariamente, formação aos professores do atendimento educacional especializado, em detrimento daqueles que atuam nas salas regulares, concluindo-se que os planos, em geral, distanciam-se da construção de sistemas educacionais inclusivos e seguem uma concepção de educação especial centrada no atendimento educacional especializado.

Palabras clave : POLÍTICAS EDUCACIONAIS; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; MUNICÍPIOS; FORMAÇÃO CONTINUADA.

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