SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51LAS TECNOLOGÍAS EN LOS ORGANISMOS INTERNACIONALES: UN ANÁLISIS POLÍTICO DEL DISCURSOLA LEY DE CUPOS Y LAS ASPIRACIONES POR LA EDUCACIÓN SUPERIOR PÚBLICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

DONOSO-DIAZ, Sebastián; ARIAS-ROJAS, Óscar  y  REYES-ARAYA, Daniel. ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E MACRO-POLÍTICA EDUCACIONAL CHILENA: RESULTADOS E DISCUSSÕES. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07557.  Epub 19-Nov-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147557.

O trabalho analisa as tendências do orçamento público da educação no Chile no período 1999-2018, identificando a evolução seguida, especificando suas mudanças e recorrências com base nas principais macropolíticas educacionais implementadas, dimensões pouco estudadas a partir da própria política. A análise é realizada a partir do processamento estatístico dos itens do orçamento e sua consolidação ao longo do tempo. Conclui estabelecendo uma relação entre os vários marcos sociopolíticos vivenciados pelo país nesse período, seu impacto nas propostas de orçamento educacional e a magnitude de algumas políticas, mostrando que, além dos aspectos técnicos, os orçamentos educacionais são em essência - um instrumento fundamental das políticas públicas. A análise confirma o peso dos movimentos sociais e estudantis nas políticas educacionais implementadas e na provisão financeira do Ministério da Educação.

Palabras clave : FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO; ORÇAMENTO PÚBLICO; POLÍTICAS PÚBLICAS; CHILE.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )