SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51AS TECNOLOGIAS NOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS: UMA ANÁLISE POLÍTICA DO DISCURSOASPIRAÇÕES PELO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E A LEI DAS COTAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

DONOSO-DIAZ, Sebastián; ARIAS-ROJAS, Óscar  e  REYES-ARAYA, Daniel. ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E MACRO-POLÍTICA EDUCACIONAL CHILENA: RESULTADOS E DISCUSSÕES. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07557.  Epub 19-Nov-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147557.

O trabalho analisa as tendências do orçamento público da educação no Chile no período 1999-2018, identificando a evolução seguida, especificando suas mudanças e recorrências com base nas principais macropolíticas educacionais implementadas, dimensões pouco estudadas a partir da própria política. A análise é realizada a partir do processamento estatístico dos itens do orçamento e sua consolidação ao longo do tempo. Conclui estabelecendo uma relação entre os vários marcos sociopolíticos vivenciados pelo país nesse período, seu impacto nas propostas de orçamento educacional e a magnitude de algumas políticas, mostrando que, além dos aspectos técnicos, os orçamentos educacionais são em essência - um instrumento fundamental das políticas públicas. A análise confirma o peso dos movimentos sociais e estudantis nas políticas educacionais implementadas e na provisão financeira do Ministério da Educação.

Palavras-chave : FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO; ORÇAMENTO PÚBLICO; POLÍTICAS PÚBLICAS; CHILE.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )