SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51ASPIRAÇÕES PELO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E A LEI DAS COTASO FENÔMENO ABELHA-RAINHA: QUAIS AS PARTICULARIDADES NA UNIVERSIDADE? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

BERTOLIN, Julio Cesar Godoy. EXISTE DIFERENÇA DE QUALIDADE ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA?. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e06958.  Epub 08-Jul-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146958.

Nos últimos anos, a expansão da educação superior brasileira tem se baseado na modalidade a distância, especialmente em instituições privadas com fins de lucro. Como estudantes de educação a distância (EaD) pertencem, em geral, a grupos de menor nível socioeconômico, analisar essa modalidade é fundamental para avaliar a equidade do sistema. Assim, neste artigo, utilizando a base de dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), buscou-se verificar se existem diferenças de desempenho entre as modalidades presencial e a distância. Por meio de dedução lógica entre teoria de eficácia escolar e comparações sobre médias do Enade, procurou-se demonstrar que cursos presenciais tendem a propiciar melhores condições de aprendizagem. Em um contexto de acesso e perfil desigual, é possível deduzir que a expansão da EaD está reforçando a iniquidade do sistema.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO SUPERIOR; QUALIDADE; ENSINO A DISTÂNCIA; DESIGUALDADE SOCIAL.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )