SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51DESIGUALDADE DE GÊNERO NA PESQUISA MÉDICA ESPANHOLA: UM CASO PARADIGMÁTICOQUESTÃO DE GÊNERO: A DISCRIMINAÇÃO DAS PESQUISADORAS NA ESPANHA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

SOARES, Ricardo  e  NAEGELE, Rafaela. SEGREGAÇÃO VERTICAL NA ÁREA DA QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07754.  Epub 08-Jul-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147754.

Até o presente momento, não foram identificados estudos sobre identidade de gênero que particularizassem alguma instituição de excelência na área da química no contexto da pandemia de covid-19 no Brasil. Embora exista disparidade de gênero, o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ) apresenta uma elevada proporção de professoras se comparado à média nacional da área. Entretanto, foram evidenciados diversos fenômenos descritos na epistemologia relativa à identidade de gênero, dentre eles o efeito tesoura e o teto de vidro, pois os homens são a maioria dos pós-doutorados, dominam os quatro principais cargos da carreira acadêmica, compõem a maioria absoluta dos departamentos e recebem o dobro do número de bolsas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Palavras-chave : MULHERES; CIÊNCIA; CARREIRA; RELAÇÕES DE GÊNERO.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )