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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

COSTA, João Pedro Moreira; RIBEIRO, Ana Cláudia; ARAUJO, Klaique Andreia  e  MIRANDA, Adílio Renê Almeida. ENSINO DE RELAÇÕES RACIAIS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA ÁREA PÚBLICA NO BRASIL. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e08454.  Epub 13-Out-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148454.

O racismo está enraizado na sociedade brasileira, sendo relevante discutir e promover ações antirracistas e de valorização da população negra. O ensino da temática “relações raciais” é importante instrumento para estimular essas ações, principalmente no âmbito dos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu da área pública no Brasil. Assim, mediante pesquisa estatística-descritiva e análise documental, tais programas foram estudados e concluiu-se que a maioria dos que abordam a temática racial direta e/ou indiretamente em suas disciplinas está ligada às políticas públicas, enquanto o debate é secundarizado na maioria dos PPGs de Administração e Gestão Pública. Ademais, há uma tendência da não obrigatoriedade curricular de disciplinas que fazem referência direta à discussão racial.

Palavras-chave : RELAÇÕES RACIAIS; PÓS-GRADUAÇÃO; ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

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