SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51SESGO DE GÉNERO EN LA ELECCIÓN PROFESIONAL EN BRASILINCLUSIÓN ESCOLAR E INFRAESTRUCTURA FÍSICA DE ESCUELAS DE EDUCACIÓN FUNDAMENTAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

BENAVIDES-MORENO, Nibaldo; ORTIZ-GONZALEZ, Gril  y  REYES-ARAYA, Daniel. A INCLUSÃO ESCOLAR NO CHILE OBSERVADA A PARTIR DA DOCÊNCIA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e06806.  Epub 22-Abr-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146806.

Com determinação, o Chile tem impulsionado o final de todos os tipos da discriminação educativa. Para tanto, em 2015 promulgou a Lei de Inclusão Escolar. São analisadas as opiniões de professores de estabelecimentos particulares subvencionados da região de Maule (Chile), no âmbito das suas práticas pedagógicas cotidianas no contexto dessa lei. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo. A análise permite evidenciar o pensamento e as dinâmicas de trabalho desses atores em contextos educacionais diversos, identificando problemas críticos que, se fossem atendidos, afetariam positivamente seu trabalho, observando-se a necessidade de corrigir dificuldades, estabelecer estratégias pedagógicas e potencializar alguns componentes da lei.

Palabras clave : INCLUSÃO ESCOLAR; PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; PROFESSORES; CHILE.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )