SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51SCHOOL INCLUSION IN CHILE: OBSERVED FROM THE TEACHINGEARLY NUMERACY SKILLS OF CHILDREN FROM ECUADOR: DIFFERENCES BETWEEN SCHOOL TYPES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SANTOS, Camila Elidia Messias dos  and  CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho. INCLUSÃO ESCOLAR E INFRAESTRUTURA FÍSICA DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07167.  Epub Apr 26, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147167.

Este artigo tem como objetivo verificar as condições da infraestrutura física das escolas de um sistema municipal de ensino fundamental, considerando os alunos público-alvo da educação especial. O delineamento utilizado foi o qualitativo descritivo. Participaram da pesquisa 16 gestores das escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Bauru, São Paulo. Os instrumentos utilizados foram o roteiro de observação do espaço físico e recursos inclusivos do contexto escolar e o roteiro de entrevista para os gestores escolares. Os resultados apontaram que a análise in loco difere do ponto de vista dos gestores. No entanto, há concordância sobre a necessidade de ampliação e melhoria da infraestrutura física, maior disponibilidade de recursos materiais e recursos adaptados, principalmente na classe comum.

Keywords : ACESSIBILIDADE; EDUCAÇÃO ESPECIAL; INCLUSÃO ESCOLAR; ESCOLAS.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )