SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51COMPETÊNCIAS NUMÉRICAS PRECOCES DE CRIANÇAS EQUATORIANAS: DIFERENÇAS ENTRE TIPOS DE ESCOLASINTERSECCIONALIDADES E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

SILVEIRA, Matheus Henrique da. OS “CHEFES DE DISCIPLINA”: INVENTIVIDADE INFANTIL NA DÉCADA DE 1930. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07076.  Epub 28-Maio-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147076.

O artigo investiga o cotidiano escolar das “creanças problemas” analisadas por Arthur Ramos enquanto diretor do Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental (SOHM) do Rio de Janeiro, privilegiando-se o estudo das fichas do Serviço e o arquivo pessoal do médico. Buscou-se examinar as práticas escolares sob a perspectiva dos “pátios de recreios”, aproximando-se de um grupo de crianças que se autointitulavam “chefes de disciplina”, no sentido de, a partir de suas histórias, lidar com a indisciplina enquanto objeto de atuação dos serviços escolares, em específico, o SOHM. Observou-se que a inventividade infantil, por vezes, subverteu as relações estabelecidas entre adultos e crianças, fosse nos espaços escolar, público (como a rua) ou privado (como a casa).

Palavras-chave : ARTHUR RAMOS; CULTURA ESCOLAR; RIO DE JANEIRO; INDISCIPLINA; RELAÇÃO CRIANÇA-ADULTO.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )