SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51LOS “JEFES DE DISCIPLINA”: INVENTIVA INFANTIL EN LA DÉCADA DE 1930LAS MUJERES MEDIEVALES EN LOS LIBROS DE PRIMARIA: CRÍTICA Y PROPUESTAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

FREITAS, Marcos Cezar de  y  SANTOS, Larissa Xavier dos. INTERSECCIONALIDADES E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07896.  Epub 28-Mayo-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147896.

O objetivo deste artigo é evidenciar que, nas pesquisas sobre a escolarização de crianças com deficiência ou cronicamente enfermas, as interseccionalidades com questões de gênero, raça, classe social e etnia são fundamentais. A análise foi conduzida com base nesse pressuposto, considerado aqui estruturante da educação inclusiva. Para levar a efeito uma narrativa que validasse esse pressuposto, metodologicamente foram utilizadas informações obtidas em longos esforços etnográficos com adultos que acompanham crianças registradas como público-alvo da educação especial em suas respectivas escolas. A conclusão a que chegamos foi a de que, sem criticar os enquadramentos de gênero, raça e classe que presenciamos, as corporalidades em questão não teriam sido analisadas em perspectiva inclusiva.

Palabras clave : EDUCAÇÃO INCLUSIVA; EDUCAÇÃO ESPECIAL; ETNOGRAFIA; RELAÇÕES RACIAIS.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )