SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51INTERSECCIONALIDADES Y LA EDUCACIÓN ESPECIAL EN LA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN INCLUSIVAPRÁCTICAS PEDAGÓGICAS EN AULA MULTIGRADO: PRINCIPALES DESAFÍOS SOCIOEDUCATIVOS EN CHILE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

CASTRILLO, Janire; GILLATE, Iratxe; VICENT, Naiara  y  LUNA, Ursula. AS MULHERES MEDIEVAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO FUNDAMENTAL: CRÍTICA E PROPOSTAS. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07313.  Epub 08-Jul-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147313.

Neste trabalho revisamos o tratamento didático sobre as mulheres medievais. Em primeiro lugar, analisamos o conteúdo de quatro livros didáticos de ensino fundamental das principais editoras do País Basco, detectando uma sub-representação das mulheres, a presença de estereótipos e a ausência de questões diretamente relacionadas à sua história. A novidade desses dados radica na demarcação das deficiências a serem resolvidas em um período específico: a Idade Média. Isso nos serve para recorrer às principais linhas historiográficas do medievalismo e, a partir delas, identificar os objetivos do ensino sobre as mulheres medievais a partir de uma perspectiva própria. Com esses referenciais, esboçamos uma série de propostas didáticas para transferir esses conhecimentos para a sala de aula.

Palabras clave : ENSINO DE HISTÓRIA; MULHERES; IDADE MÉDIA; LIVROS DIDÁTICOS.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )